terça-feira, 21 de outubro de 2014


Museu do Futebol


   Além de  contar  a  história  do  futebol  brasileiro,  o  Museu  do  Futebol  – instituição  de  cultura  do  governo  do  Estado  de  São  Paulo,  localizado  no  Estádio  do Pacaembu  -  conta  a  história  do  Brasil.  De  uma  forma  lúdica,  divertida  e  muito emocionante, o visitante pode entender por que o futebol nos influencia. 
Inaugurado em 29 de  setembro de 2008, o Museu do Futebol  já atraiu quase 2,4 milhões de pessoas e a  imprensa do mundo todo, da revista Veja ao  jornal norte-americano  The  New  York  Times,  passando  pelo  francês  Le  Monde  e  o  inglês  The Guardian.
  Com a curadoria do jornalista Leonel Kaz, o museu tem sua exposição baseada em três pilares: emoção, história  e  diversão.  Fotos,  vídeos,  áudios  e  interatividades compõem a fórmula que encanta os visitantes. 
  O primeiro  eixo  trata  do  futebol  a  partir  da  emoção  que  ele  desperta  nas pessoas. Já no eixo da história, se conta, através de mais de mil imagens fotográficas e 21  vídeos,  a  trajetória  histórica  do  nosso  futebol,  passando  por  Charles  Miller, Leônidas da Silva, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas entre outros heróis brasileiros. No último eixo, o destaque é o futebol como jogo, como brincadeira,  como  rivalidade entre torcidas e como atividade lúdica.


   O acervo do Museu tem como principal característica a imaterialidade, ou seja,
baseia-se em memórias, acontecimentos e representações do  futebol e da sociedade brasileira em diferentes dimensões:  seus  jogadores,  jogadas memoráveis, sensações, paixão pelo esporte, clubes e agremiações,  torcedores,  regras e  fatos  relacionados à cultura e sociedade brasileiras no século XX. É um acervo multimídia com mais de 500 imagens e mais de 6 horas de imagens, divididos em 15 salas temáticas, que são como verdadeiras instalações ambientadas e singulares, mas que formam um conjunto onde contamos a história do Futebol e do Brasil. Temos também a camisa usada pelo Pelé na copa de 70 – únicos acervo histórico material em exibição. 
Cada sala revela uma faceta deste esporte. Por exemplo, na Sala Jogo de Corpo há um fichário com os 129 times que já participaram do Campeonato Brasileiro. A Sala dos gols conta atualmente com 26 pessoas, entre cineastas,  jornalistas,  escritores,  comentaristas, atores, e outros, que compõem os personagens que relatam um gol  inesquecível.  A Sala das Origens mostra um filme e 430 fotografias que contam a origem do futebol no Brasil.

  Outro pilar  fundamental  é  a  acessibilidade.  Desde  o  início  de  seu  projeto  de construção,  o Museu  do  Futebol  foi  pensado  e  preparado  para  atender  diferentes perfis  de  público:  brasileiros  e  estrangeiros;  ricos  e  pobres;  pessoas  com  deficiência física, intelectual e mobilidade reduzida; crianças, jovens, adultos e idosos. Para tanto, criou-se o Núcleo de Ação Educativa, responsável  por elaborar  metodologias  que estimulem reflexões junto ao visitante. Dentre as ações realizadas, está o atendimento a grupos escolares e ao publico espontâneo, além de projetos educativos. Um destes é o Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol - PAMF – que reúne uma série de recursos  com  o  objetivo  de  facilitar  e  potencializar  o  acesso  físico e intelectual  ao acervo do Museu. Todos os andares do edifício têm  elevadores  para  cadeirantes  e pessoas  com  dificuldade  de  locomoção; piso  tátil  para  cegos  e  pessoas  com  baixa visão;  audioguias  para  cegos  (com  texto  e  narração  de  Hélio  Ziskind)  e  para estrangeiros (em  inglês e espanhol), além de 23 maquetes táteis para o público cego, com baixa visão e  limitação de compreensão de  linguagem entre outros. Além disso, recentemente foi lançado o Catálogo de     Acessibilidade, que transcreve o Museu e suas salas num catálogo com escrita em braile.
Em 2010, deu-se início ao pioneiro projeto “Deficiente Residente”. Durante três meses, são realizados encontros semanais entre educadores e deficientes residentes. Em um primeiro momento, busca-se descobrir e valorizar os pontos em comum entre os dois lados, assegurando maior confiança e intimidade à relação entre  educadores e residentes. Depois, juntos, eles compartilham informações e discutem melhorias no contato com o visitante e no espaço expositivo.

Sobre o Museu do Futebol.

O Museu do Futebol é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado por uma organização social. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho. 

Serviço:

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia-entrada para estudantes, professores e idosos)
*Deficientes não pagam
Entrada gratuita aos sábados
Horário: das 9 às 18 hs
Bilheteria: das 9 às 17 hs.

Site: www.museudofutebol.org.br
www.facebook.com/museudofutebol 
Telefone: (11) 3664-3848
*Consulte o horário em dias de jogos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário